segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Atualidades 1º semestre 2011

Querido concurseiro, selecionei abaixo algumas matérias que julguei importantes a fim de estudarmos pra concurso.

Terror Na Noruega (29/07/11)

Setenta e seis pessoas morreram em dois ataques no dia 22 de julho em Oslo, capital da Noruega. Os atentados fizeram a Europa, antes preocupada com o radicalismo islâmico, acordar para a ameaça do terrorismo da extrema direita.

O responsável pelo massacre foi o norueguês Anders Behring Breivik, 32 anos, que foi preso pela polícia. Ele alega que cometeu a chacina para protestar contra a política liberal da Noruega referente à imigração, principalmente de muçulmanos.

No primeiro atentado, oito pessoas morreram na explosão de um carro-bomba no centro da cidade, próximo ao escritório do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg. O premiê escapou ileso da explosão. Duas horas depois, Breivik atirou e matou 68 jovens em um acampamento do Partido Trabalhista na Ilha de Utoya.

A Noruega possui um dos mais avançados Estados de bem-estar social do mundo, com educação e saúde gratuitas e de qualidade. Até o ano passado, o país ocupava o primeiro lugar no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entretanto, a crise financeira mundial e o aumento da imigração nos últimos anos fizeram crescer a influência de grupos de direita em toda a Europa. Os extremistas se caracterizam pelo autoritarismo, racismo e xenofobia (aversão a estrangeiros).

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escândalo dos grampos (22/07/11)

O caso dos grampos telefônicos envolvendo jornalistas ingleses provocou o fechamento de um dos tabloides mais tradicionais da Grã-Bretanha e uma crise política que atingiu o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a tradicional polícia londrina, a Scotland Yard.

O escândalo é o pior da imprensa inglesa deste século. Segundo a polícia, cerca de 4 mil pessoas teriam tido os telefones celulares interceptados por jornalistas e detetives. O objetivo dos suspeitos era obter informações exclusivas para a publicação de matérias. Atores, políticos, jogadores de futebol e apresentadores de TV estão entre as vítimas.

O News of the World era o jornal dominical mais vendido na Grã-Bretanha. Ele pertencia ao magnata da mídia Rupert Murdoch, dono de um dos maiores conglomerados de comunicações do mundo. Devido às denúncias, o tabloide deixou de circular em 10 de julho.

Um jornalista e um detetive foram condenados pela Justiça em 2007 por escutas ilegais. Em janeiro deste ano, foi aberta uma segunda investigação e novos casos vieram à tona, graças ao jornal The Guardian.

O tabloide teria grampeado o telefone de uma adolescente desaparecida e morta em 2002, atrapalhando as investigações da polícia. Familiares de soldados britânicos mortos no Afeganistão e parentes de vítimas dos atentados ao metrô londrino em 2005 também foram alvos dos grampos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Crimes virtuais (01/07/11)

O governo brasileiro foi alvo da maior onda de ataques a sites oficiais na internet de sua história. As ações começaram em 22 de junho. Os incidentes mostraram a fragilidade da segurança de serviços públicos na internet e abalaram a confiança dos usuários.

Foram atingidos os sites da Presidência da República, do Portal Brasil, da Receita Federal, da Petrobras, dos ministérios do Esporte e da Cultura e de prefeituras. Os hackers usaram programas robôs para fazer milhares de acessos simultâneos que tiraram as páginas do ar, num ataque conhecido como DoS (Denial of Service, em português, "negação de serviço").

Neste tipo de ataque não há invasão do computador ou roubo de dados pessoais. Mas ele pode causar prejuízos a milhares de pessoas que dependem dos serviços oferecidos on-line.

O coletivo de hackers LulzSecBrazil assumiu a responsabilidade pelos ataques. O grupo é um braço do Lulz Security, que nos últimos dois meses realizou ações contra os sites de empresas e do governo dos Estados Unidos. Os hackers anunciaram a dissolução do grupo em 26 de junho.

A página na internet do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi outro alvo dos hackers. A homepage (página de abertura) do site foi modificada pelo grupo Fail Shell.

Segundo o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), o país registrou 142. 844 incidentes no ano passado. Neste ano, de janeiro a março, foram 90.759.

Nenhum comentário:

Postar um comentário